
AANA ORGANIZA PASSEIO DA BIODIVERSIDADE
27 de Outubro, 2025
PROJETO DE MONITORIZAÇÃO DE BORBOLETAS NOTURNAS EM ALPIARÇA
3 de Novembro, 2025A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA), a convite da professora Isabel Costa do Agrupamento de Escolas José Relvas de Alpiarça, esteve presente numa palestra sobre o rio Tejo dirigida a alunos e professores do projeto Erasmus+ “Rios y Caminos”, que teve lugar no dia 30 de outubro, à tarde, na Reserva Natural do Cavalo do Sorraia. Este projeto trouxe a Alpiarça 11 alunos e 2 professores de nacionalidade espanhola.
Teresa Fonseca, da AANA, depois de explicar os componentes do símbolo da associação e a sua ligação ao rio, à natureza e a Alpiarça, referiu a importância dos rios para as populações. Apresentou, também, algumas espécies caraterísticas do rio e das massas de água da região, como a Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, ali ao lado, mostrando as respetivas fotografias de forma interativa com a assistência que, além dos participantes do Erasmus+, incluía alguns alunos de Alpiarça. Por outro lado, Teresa Fonseca, apontou algumas das ameaças aos rios, realçando que cada um de nós pode contribuir para a defesa da natureza fazendo, por exemplo, uma correta reciclagem de materiais. José Filipe, também da AANA, falou sobre os objetivos da associação e a importância de envolver as populações na defesa da natureza, em especial os mais jovens. Indicou, também, algumas das diversas iniciativas organizadas pela AANA apelando à participação de todos, independentemente da idade.
Na palestra participou, também, José Gaspar, da Confraria Ibérica do Tejo, que, ilustrando com as respetivas miniaturas, falou sobre a vida dos Avieiros no rio Tejo, – destacando a sua presença no Patacão, em Alpiarça – os barcos e as casas palafitas onde viviam, os equipamentos utilizados na pesca e a venda do peixe do rio pelas mulheres.
A tradução das intervenções para espanhol foi efetuada pela professora Isabel Costa, Coordenadora do projeto Erasmus.

